ensino superior

UFSM retoma atividades administrativas presenciais nesta sexta-feira

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Atividades presenciais foram retomadas na manhã de sexta-feira

Poucas pessoas nas calçadas, paradas de ônibus vazias e silêncio. Mesmo com a retomada das atividades administrativas presenciais, o cenário do campus de Camobi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) não teve muitas alterações na manhã desta sexta-feira. A portaria normativa 032, publicada em 22 de setembro, estabelece o retorno gradual escalonado dos servidores da instituição a partir de 1º de outubro. 

A maior movimentação foi observada nas proximidades da reitoria, que concentra os serviços administrativos da instituição. Mas o estacionamento ao lado do prédio não chegou a ficar lotado. Na parte interna, a maior circulação de pessoas ficou restrita aos setores. Na Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), no 3º andar, apenas três servidores, por motivos de licença ou aposentadoria, não retornaram ao trabalho presencial. Um dos que retornou na sexta-feira foi o analista de TI Leandro Flores Degasperi, de 48 anos. Desde março do ano passado, ele atuava de forma remota. A volta, segundo ele, foi tranquila.

Servidores questionam validade de portaria sobre retorno presencial na UFSM

- São pequenas adaptações. Nosso ambiente passou por algumas reformas, uma ou outra coisa que não estava no lugar, mas foi tranquilo. Tinha toda a expectativa. É como uma criança quando fica longe da escola e volta depois, para rever o pessoal - disse Degasperi, que também afirma estar tranquilo em relação às medidas de segurança sanitária.

Na Proplan, o retorno presencial não foi de imediato. Alguns servidores já trabalhavam presencialmente.

- A gente estruturou essa volta. Algumas das equipes já atuavam presencialmente. Fomos preparando com o tempo. Agora, vamos retomar ao mais próximo do normal, com uma proximidade maior com colegas. Isso ajuda, para manter a equipe mais coesa, integrada - explicou o pró-reitor substituto Fernando Pires Barbosa.

Em um dos laboratórios do curso de Desenho Industrial, próximo do Centro de Artes e Letras (CAL), a manhã foi de movimentação. A oficina, que conta com materiais de marcenaria a máquinas de corte a laser, foi reaberta. O servidor Wagner Garcia, técnico do Laboratório Industrial, chegou a ir até o local esporadicamente conforme a demanda de estudantes durante a pandemia, mas agora o trabalho presencial será diário. Pela manhã, ele auxiliou integrantes da Carancho Aerodesign. A manhã também foi de reencontros.

A partir de outubro, mesmo aulas remotas deverão ser ministradas em sala na UFSM

- É diferente. Havia a expectativa por rever colegas. Alguns, infelizmente, não veremos mais por conta da pandemia. Não tem como se sentir 100% seguro, mas, aos poucos, precisamos retomar a vida - relata Wagner.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Wagner trabalha no laboratório do departamento de Desenho Industrial da UFSM

NORMAS

A portaria estabelece normas para a retomada das atividades, que deve ser de forma gradual. 50% dos servidores deverão cumprir sua jornada presencial na parte da manhã, e o restante na parte da tarde. Para realizar a jornada integral, os servidores terão o seu trabalho dividido em quatro horas presenciais, registradas no ponto biométrico, e quatro horas remotas.

O desenvolvimento das atividades presenciais deverá respeitar as diretrizes estabelecidas no Manual de Biossegurança da UFSM e demais legislações vigentes. O comunicado da universidade destacou alguns itens:

  • A obrigatoriedade da máscara facial, sendo que cada servidor deverá providenciar a sua. Recomenda-se o uso do modelo PFF2 ou KN95
  • O ambiente de trabalho, as salas de aula, os laboratórios e os elevadores deverão garantir o distanciamento mínimo de 1,5m em todas as direções em torno da pessoa que está frequentando este ambiente
  • Deve-se priorizar a ventilação natural nos ambientes, mantendo janelas abertas e espaços arejados
  • Deverão ser evitadas refeições dentro da Instituição. Quando necessário, bebidas e alimentos deverão ser consumidos em local isolado, conforme os protocolos de segurança

A portaria também prevê que poderão desempenhar as atividades em regime de trabalho exclusivamente remoto apresentem contraindicação ao trabalho presencial, por possuir doença comprovada por atestado de médico assistente, devidamente declarada, conforme este formulário. Gestantes, com indicação médica, a partir de atestado de médico assistente, devidamente declarada também poderão cumprir teletrabalho.

VÍDEO: com mais de 50 atrações, 48ª Feira do Livro está de volta à praça a partir desta sexta

No começo da semana, a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) e a  Associação dos Servidores da instituição (Assufsm) questionaram as medidas estabelecidas na Portaria. Uma audiência foi realizada na terça-feira com representes da Reitoria e das entidades.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

São Gabriel e Rosário do Sul registram nova mortandade de abelhas Anterior

São Gabriel e Rosário do Sul registram nova mortandade de abelhas

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú Próximo

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú

Geral